Síntese



Síntese do Artigo de Fernando Sánches e Rosa Moura (1999) - Cidades modelo: espelhos de virtudes ou reprodução do mesmo?

Autor(a): Maura Bartolozzi Ferreira

Resumo

O trabalho focaliza os motivos pelos quais um conjunto de cidades é qualificado como modelo, a partir de um padrão de qualidade constituído por elementos urbanísticos, por práticas de gestão ou pelas chamadas soluções criativas para problemas urbanos. Dois exemplos são destacados: Curitiba e Cingapura, que reproduzem uma seqüência de padrões e orientam-se, através do city marketing.



Síntese do Artigo de Edward Soja (1997) - Planejando na para Pós-modernidade

Autor(a): Maura Bartolozzi Ferreira

Resumo

O trabalho focaliza a transição da modernidade para a pós-modernidade no mundo contemporâneo e as implicações dessa profunda reestruturação social e teórica em todos os níveis do discurso acadêmico, destacando a teoria do planejamento e as interpretações da pós-modernidade inseridas nos campos do planejamento urbano e regional. O autor considera que interpretações da pós-modernidade são oferecidas pelos geógrafos, mas o objeto da interpretação é tipicamente estavelecido sobre um mundo material distanciado e externo, que apresenta poucos desafios introspectivos ou reflexivos para a imaginação geográfica tradicional ou para a institucionalizada disciplinaridade da Geografia Moderna em si. Para eles, a pós modernidade está lá fora para ser estudada e analisada como apenas outra parte do nosso mundo fenomenal.