Colaboradores


"No século XXI, tal como no passado, os verdadeiros visionários não serão os técnicos, mas os visionários organizacionais e sociais, que redefinem a maneira como as pessoas se organizam para gerar produtividade humana, realizações e inovações."                                                                                                  (James Collins, julho 1997)

Diretores
Maura Bartolozzi Ferreira
Diretora Executiva, Geógrafa, Especialista
em Gerenciamento Integrado de Recursos
Naturais e Mestre em Análise Ambiental
pela UFMG. Atua há mais de 20 anos na coordenação técnica e gerencial de
projetos e estudos ambientais relativos a empreendimentos de geração e transmissão
de energia, mineração, indústria, saneamento, transporte ferroviário, parcelamento do solo e empreendimentos urbanos. Foi Gerente da Unidade de Negócios de Meio Ambiente da Leme Engenharia, onde, dentre outros, coordenou o projeto executivo ambiental da UHE Nova Ponte, participou da elaboração do Plano de Fechamento da Mina de Germano (MG), da Samarco Mineração, em parceria com a canadense Klöhn Crippen e fez a apresentação das audiências públicas das AHEs Dardanelos e do Complexo Madeira (Santo Antônio e Jirau). No setor público, foi Diretora do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, membro do Conselho Consultivo da Apa Sul-RMBH e do Conselho Municipal de Política Urbana. Como consultora, coordenou a elaboração do projeto de reforço institucional do Sisema para a captação de recursos do PNMA II, envolvendo a participação da Fundação Estadual de Meio Ambiente, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e do Instituto Estadual de Florestas; participou da elaboração do Capítulo 11 sobre "Perspectivas do Uso Sustentável dos Recursos Hídricos" do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Publicou cinco trabalhos em periódicos e eventos acadêmicos. 

Colaboradores
Amanda Cristina D. Alves
Cientista social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na área socioeconômica, especialmente com métodos quantitativos de pesquisa, bem como no planejamento, aplicação, tabulação e análise de pesquisas socioeconômicas.
Andrea Morato
Atuação na área administrativa do
escritório, cuidando da logística de viagens e da documentação de SSO dos colaboradores.
Bráulio Lúcio D. Campos
Assistente de educação ambiental, graduando em Geografia e Meio
Ambiente, atuou como monitor na Oficina Itinerante Circuito Ambiental, com atividades socioambientais em diversos municípios de MG; Coordenador de Programas Socioambientais das empresas Arcelor Mittal e VM do Brasil, que possuíam como público alvo alunos e educadores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de diversos municípios de Minas Gerais, São Paulo e Espirito Santo. Na Poente Engenharia, atuou como Assistente da coordenação de Meio Ambiente em projetos de EIA/Rima, PCA e estudo de inventário hidrelétrico para PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Na Geonature, atua na implementação do PEA (Programa de Educação Ambiental) do Projeto Minas-Rio Mineração.
Fagundes La. Damasceno
Tecnólogo em redes de computadores pela Faculdade Infórium, especialista em Gestão Estratégica da Informação pelo Centro Universitário UNA. Experiência no setor privado na administração de redes e suporte técnico na plataforma Windows. Atuou como representante da direção na certificação ISO9001:2008 na Engemaster Engenharia. Na Geonature, atua na área de tecnologia da informação, administração de servidor e suporte técnico.
José Abílio Belo Pereira
Arquiteto e Urbanista. Foi professor Universitário nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix (1981 a 2005) e de Turismo da Faculdade Estácio de Sá (2003 e 2004). Teve atuação profissional variada, especialmente na área de Planejamento Urbano. Foi funcionário do Plambel (1977/1987), órgão da Região Metropolitana de Belo Horizonte; funcionário concursado e Coordenador de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Santo André/SP (1989/1992); Assessor III e Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, da Prefeitura Municipal de Betim/MG (1993/2000); Secretário Municipal de Regulação Urbana e Assessor Especial do Gabinete do Prefeito para iniciar a Recuperação da Área Central de BH, na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2001/2004). Nesses cargos, trabalhou sempre com processos participativos: Planos Diretores, Planejamento de Bairro, Agenda XXI, Orçamento Participativo. Assessor da Presidência do Crea-MG (2005/2011). Coordenou o "Núcleo Mobilizador MG para elaboração dos Planos Diretores Participativo", em parceria com 40 entidades governamentais e da sociedade civil, tendo capacitado aproximadamente 3.000 pessoas de 230 municípios. Foi conselheiro em inúmeros conselhos que trabalham com temas urbanos (Política Urbana, Habitação, Patrimônio Cultural). Conselheiro eleito, representando a sociedade civil, no Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana- Conedru, (2009/2011) e no Conselho Deliberativo da Região Metropolitana de Belo Horizonte (2008/2011). Publicação de trabalhos em revistas técnicas (entre outros, "Pólis" – 1991, "Pensar BH" - 2002), internet e capítulos de livros (Editora Civilização Brasileira, 1994: "Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana"; Editora UFSC / MCidades, 2008: "Acesso à Terra Urbanizada na Implementação dos Planos Diretores Participativos e Regularização Fundiária Plena")
Julia B. P. de Siqueira
Geógrafa pelo Instituto de Geociências da UFMG e pós-graduanda em
Estudos de Impacto e Licenciamento Ambiental em Mineração e Grandes Empreendimentos pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Experiência em planejamento urbano, especialmente no setor público, tendo trabalhado com regulação do uso e da ocupação do solo urbano-metropolitano. Atua no planejamento, aplicação, tabulação e análise de pesquisas socioeconômicas.
Laura Ladeira Lóes
Cientista Social,
especialista em Estudos
de Impacto e
Licenciamento Ambiental, experiência na área socioambiental, realizando pesquisas socioeconômicas e culturais em municípios e no entorno de Unidades de Conservação. Prática com Diagnóstico Rápido Participativo na formação de Agentes de Desenvolvimento Local. Participante da Rede Socioambiental Apa Sul RMBH.
Maria Alice da Silva
Pedagoga com especialização em Pedagogia Empresarial
com ênfase em Recursos Humanos. Atuação na área administrativa, financeira e fiscal ligada ao controle gerencial de projetos, a medições de serviços e programação de viagens.
Maria E. de Abreu e Torres
Bacharel em Ciências Sociais pela UFMG,
Mestre em Demografia
pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Cedeplar/UFMG. Atua no desenvolvimento e análise de diversas pesquisas socioeconômicas, incluindo a concepção e estruturação de banco de dados avançados (em SPSS, STATA, SAS, SPHINX, GOM). Na Geonature, participa do Programa de Monitoramento Socioeconômico e do Programa de Orientação ao Migrante do projeto Minas-Rio Mineração. Publicou seis artigos em periódicos e eventos acadêmicos.
Marisa Alves Lacerda
Mestre e Doutora em Demografia pelo Centro
de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG, 2010). Bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (2002), ambos pela UFMG. Realizou curso de aperfeiçoamento na metodologia de survey e construção de questionários. Possui experiência em pesquisas diagnósticas, em diagnóstico rápido e participativo e em pesquisas avaliativas e de monitoramento voltadas para diferentes públicos, temas e focos, tendo familiaridade com diferentes métodos e técnicas quantitativas e – especialmente – qualitativas. Já atuou como pesquisadora, extensionista, coordenadora e consultora em projetos de intervenção e pesquisa nas áreas de Direitos Humanos, Saúde Sexual e Reprodutiva, Raça e Etnia, Formação Continuada de Profissionais da Educação, Intervenção Social, Fortalecimento de Redes e Avaliação de Políticas Sociais. Publicou seis artigos em livros e periódicos acadêmicos e teve treze artigos apresentados em congressos científicos. Na Geonature, está elaborando o EIA/Rima do empreendimento minerário Morro do Pilar, da Terrativa e participa do Programa de Monitoramento Socioeconômico do empreendimento Minas-Rio Mineração.
Mônica Alvarez Pires
Geóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, mestranda em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi professora de Geologia, Mineralogia e Petrologia no Curso Técnico em Mineração da Meta Escola Técnica de Formação Profissional. Na Urbel, atuou na coordenação da elaboração dos Planos Globais Específicos, Mapeamento de risco geológico-geotécnico, Fiscalização dos aspectos geológico-geotécnicos dos diagnósticos físico-ambientais dos Planos Globais Específicos e Elaboração de pareceres técnicos (aspectos geológicos-geotécnicos) para projetos de recuperação de áreas de risco geológico. Na Geonature, participa da coordenação e elaboração de diagnósticos ambientais do meio físico, da elaboração de caracterização de empreendimentos minerários e ferroviários (duplicação da Estrada de Ferro Carajás; implantação do Ramal Serra Sul no Sistema Norte; e implantação do Ramal Maquiné no Sistema Sul).
Rafael Zendonadi
Bacharel em Geografia
pelo IGCE/Unesp, campus Rio Claro e Especialista
em Geoprocessamento pela UFSCar. Possui experiência na área de geoprocessamento, processamento digital de imagens e análise espacial. Atua na elaboração de diagnósticos e prognósticos ambientais, produzindo modelagens e mapeamentos com vistas a gerar informações com significado estratégico para a tomada de decisão na definição de projetos de engenharia, tais como em estudos de restrições, riscos e incertezas ambientais.